E-liderança: Como gerenciar equipes em ambiente remoto

Objetivos de aprendizagem

Capacitar gestores para o enfrentamento dos desafios de liderar equipes em ambiente virtual; de sorte que o teletrabalho seja aproveitado como uma oportunidade.

Escopo

As organizações e repartições públicas tiveram que acelerar algo que sabiam ser iminente no futuro, mas não imediato e extremamente gigantesco – a realidade do trabalho remoto. Esta situação representa um enorme desafio para sobreviverem e prosperarem neste complexo ambiente de produtividade e resultados que devem se adaptar a esta nova forma de trabalhar. É necessária uma liderança eletrônica eficaz, que promova a adaptabilidade como uma competência. 

Prosperar em ambientes de trabalho remotos implica ajustar a estrutura das organizações, tornando-as menos hierárquicas e estabelecer um relacionamento forte e confiável com seus funcionários e servidores para manter sua competitividade, mantendo uma preocupação genuína com o bem de seus funcionários.

Objetivos Específicos

  • Identificar as principais diferenças de estilos de liderança entre a tradicional e da E-liderança;
  • Demonstrar os princípios de relacionamentos aplicados à E-liderança;
  • Identificar oportunidades e desafios no teletrabalho;
  • Engajar equipes, exercer influência e alinhar objetivos e metas estratégicas institucionais.

 Treinamento desenvolvido a partir de recente pesquisa divulgada pela escola de negócios do Rosário, em parceria com a escola de negócios de Istambul.

Planejamento da jornada

Níveis de aprendizagem: conhecimento, compreensão e aplicação. 

  • Diferenciar a liderança tradicional da E-liderança; entender como ajudar teletrabalhadores de alto desempenho; alinhar objetivos e estratégias com os colaboradores e servidores.
  • Inteligência Emocional e E-Liderança.

          Conhecer princípios aplicados aos relacionamentos interpessoais; compreender o aproveitamento dos pontos fortes; entender                                            oportunidade e riscos do teletrabalho.

  • Comunicação e E-Liderança.

          Praticar como dar e receber feedback; praticar o reconhecimento; entender como conduzir conversas difíceis.

  • Linguagem corporal dos E-Líderes.

          Conhecer princípios éticos aplicados ao teletrabalho; compreender como criar uma presença de liderança em ambiente virtual;                                          identificar estratégias capazes de inspirar pessoas para o alcance de resultados.  

  • Apresentação de Resultados.

          Compreender e priorizar atividades que dão sentido à vida.

  • Encerramento e apreciação dos resultados. 

Calendário

18 horas de programação | Sendo 08 assíncronas

Turma 01: 05 a 09 de julho | Das 19h às 21h

Turma 02: 02 a 06 de agosto | Das 09 às 11h

Turma 03: 02 a 06 de agosto | Das 14 às 16h

 


Ricardo Freitas da Silva
, é parceiro da Boas Práticas desde 2018; mestrando em Gestão Pública pela Universidade de Brasília; Instrutor do curso “Relações Interpessoais e Feedback” na Escola Nacional de Administração Pública; Graduado em Geografia e Direito, com experiência na área de Gestão de Pessoas há 10 anos. Coach certificado pelo Instituto Brasileiro de Coaching – IBC e pelo Instituto Holos de Coaching e Mentoring; membro da International Coaching Federation – ICF;                        Certificates of Achievement Advanced Dale Carnegie Course; Habilidades para Sucesso em Equipe;  Apresentações de Alto Impacto, Treinamento em Competências Interpessoais e Liderança para  Gestores e na metodologia de Gestão do Tempo e Produtividade “GDT”, desenvolvida por David Allen; Certificado Instrutor Dale Carnegie do Treinamento de Competências Interpessoais; Analista Comportamental método DISC, APG Amana-Key, dentre outras formações.