A empresa Boas Práticas Educação e Capacitação Corporativa com um corpo de consultores e facilitadores credenciados e vocacionados baseia-se em um conjunto de experiências em educação corporativa conhecidas no Brasil e no mundo para lidar com metodologias ativas e estratégias de aprendizagem:
Pesquisa de Percepção | Diagnóstico
Storytelling | Lego Serious Play
World Café | Cine Coaching
Estudos de Caso | Benchmark
Sala Invertida | Narrativas Visuais
Ferramentas de Assessment | Videoconferências
Realizada na abertura e no encerramento das trilhas de Aprendizagens ou programas de treinamento, elencando gaps de conhecimento e experiências dos participantes, Identificando os recursos existentes, descobertas dos pontos fortes e vulneráveis, identificando as necessidades de melhoria dentro do espaço laboral, e compara os resultados obtidos entre o início e o final das atividades desenvolvidas.
Formulários estruturados utilizados na abertura de cada evento para buscar e verificar o alinhamento estratégico da organização com indicadores relacionados às respectivas áreas a serem trabalhadas em um evento, desdobrando indicadores estratégicos para o acompanhamento da melhoria da eficiência operacional por meio na padronização dos processos-chaves com a criação de uma agenda positiva e um dashboard.
É um método no qual o narrador pode utilizar suas próprias palavras ou recursos audiovisuais para narrar uma história.
A história pode ser transmitida em diferentes tipos de mídias (falada, áudio, ou em ambos), com o objetivo de ilustrar conceitos, elementos culturais, regras, valores, de forma que os participantes, por meio da história, compreendam o significado do conceito que está sendo transmitido.
Um dos objetivos é desenvolver ou aprimorar a capacidade dos participantes de mediarem grupos em torno de um desafio ou objetivo. É uma forma leve e criativa de construir, através de diferentes perspectivas, individualmente e de forma colaborativa, uma razão às nossas escolhas: princípios que se inter-relacionam e se comunicam com as decisões pessoais e profissionais.
O processo acontece entre os grupos que se movimentam em conversas que giram em torno de um tema ou pergunta central contribuindo, conectando e disseminando ideias, evidenciando assim a sabedoria e a inteligência do coletivo. Ao final do processo faz se um levantamento dos aprendizados e percepções coletivas. Esta é uma técnica que faz emergir o conhecimento que está no todo, no grupo.
Estudos de textos prévios de livros, artigos com temas emergentes da gestão, resenhas de vídeos, documentários, antes de cada disciplina, para favorecer a maior integração e aplicabilidade possível nos fóruns de discussão durante os encontros. Autodidatismo.
Técnica na qual são realizados exercícios mentais, em que por meio de suposições e ideias, procura- se estabelecer um caminho, ou até mesmo a resolução de um problema específico. É uma técnica para explorar o potencial de ideias de um grupo de maneira criativa e em um ambiente que estimule a contribuição e a exploração de ideias.
É uma maneira de garimpar o conhecimento tácito em encontros participativos, permitindo que todos possam dar sua contribuição. Pode ser utilizado como uma alternativa aos debates tradicionais, painéis de discussão de temas polêmicos, soluções de equações desafiadoras e respostas para perguntas-chave sobre qualquer assunto relevante, evitando longas apresentações e incentivando a participação dinâmica.
O objetivo principal da utilização da técnica é engajar e motivar pessoas, para resolver problemas e encorajar a aprendizagem, usando técnicas de design de jogos para enriquecer contextos diversos. Esta técnica é muito utilizada para criar cenários que simulam situações e desafios, nos quais os participantes (jogadores) desenvolvem ou treinam competências que os ajudarão a realizar suas atividades cotidianas.
As narrativas são baseadas em aspectos linguísticos verbais e não verbais. A narrativa se desenvolve em torno de um enredo, nome que se dá a sequencia dos fatos. A partir do enredo chega-se ao tema, que é o motivo central do texto. Narrativa é uma exposição de fatos, uma narração, um conto ou uma história. As notícias de jornal, história em quadrinhos, romances, contos e novelas, são, entre outras, formas de se contar uma história.
Somam-se às tecnologias e ferramentas digitais que podem auxiliar a comunicação:
Videoconferências e lives – Meet, Zoom, Microsoft Teams, Meet.jit.si, dentre outras plataformas digitais para cocriação, como o Mentimeter, Google Classroom e Miro, favorecendo simultaneamente o desenvolvimento de competências digitais dos participantes.
A BP estimula todos os participantes a estudarem textos prévios de livros, artigos com temas emergentes da gestão, resenhas de vídeos, documentários, antes de cada encontro, para favorecer a maior integração e aplicabilidade possível nos fóruns de discussão durante as aulas propriamente ditas. Autodidatismo.
A BP com os estudos de caso selecionados para cada ocasião analisa objetivamente situações reais que necessitam ser investigadas e são desafiadoras para as empresas/organizações participantes de seus programas de educação.
A BP busca exemplos contínuos de resultados bem sucedidos nas suas áreas de atuação baseados no esforço coletivo e os leva para serem conhecidos e debatidos nos encontros; bem como explora a experiência de cada participante na dinâmica dos encontros sobre os seus pontos de vista.
Preencha o formulário ao lado e em breve um (a) de nossos (as) colaboradores (as) entrará em contato.