Comunicação e Inteligência Social: Indicadores da Saúde Mental

Objetivos de aprendizagem

Ampliar a consciência sobre a confiança nas relações interpessoais como um ativo intangível e caro às organizações; bem como conceber práticas que promovam uma cultura de corresponsabilidade, fortalecendo a imunidade emocional ao vincular a importância da comunicação às boas práticas de gestão.

Escopo

Tema recorrente para fortalecer os papéis, as redes de relacionamentos e o propósito coletivo das organizações. Esta experiência compreende melhoria nos processos de comunicação, amplia a percepção de novas habilidades relacionais, agrega mais inteligência social e, consequentemente, interage e influencia positivamente o comportamento das pessoas, seja em ambiente remoto ou presencial.  Demonstra a complexidade da comunicação como um sistema interdependente, complementar, não hierárquico, gera confiança e, consequentemente, melhorias significativas na qualidade de vida de todos.

Objetivos Específicos

  • Desenvolver visões integradas de comportamentos e crenças que impactam no desenvolvimento de competências comunicacionais.
  • Ampliar a percepção coletiva de que as áreas são interdependentes.
  • Integrar os participantes ao propósito da organização e ao legado profissional.
  • Conhecer alguns indicadores comportamentais de desempenho para trabalhar o sentimento de pertencimento à organização.

Planejamento da jornada

  • Compreender a comunicação como técnica e como fenômeno a partir da percepção e dos modelos mentais.
  • Demonstrar estatísticas de gestão que revelam que a falta de comunicação interpessoal é responsável por perdas exponenciais nos resultados (qualidade, produtividade e custos) das organizações. 
  • Pensar como a confiança afeta e é afetada pela comunicação organizacional e sua influência no processo de aprendizagem presencial e remota.
  • Buscar a compreensão de alguns padrões de comportamentos e tendência de pensamentos viciosos, e apropriar-se dos ganhos para a saúde mental advindos dos pensamentos laborais virtuosos. 
  • Apresentar conceitos, teorias, paradigmas, processos, tipos e barreias da comunicação no ambiente organizacional, e seus vieses. 
  • Exibir teorias das necessidades, discorrendo sobre os indicadores de felicidade no trabalho pelas instituições mais bem sucedidas.
  • Demonstrar pesquisas sobre a atitude de solicitar o feedback: autoconhecimento e autorresponsabilidade.

Calendário

20 horas de programação | sendo quatro assíncronas

Turma 01: 12 a 16 de julho | Das 09h às 12h

Turma 02: 23 a 27 de agosto | Das 09 às 12h

 

 

 

Flávio Coelho Flávio Coelho é Mestre em Psicologia pela Universidade Católica de Brasília; Comunicador Social; especialista em Comunicação de Massa e em Dinâmica de Grupos; Executive Coach pela Sociedade Latino Americana de Coaching | SLAC, associada à Association for Coaching (AC); com certificações internacionais do European Mentoring & Coaching Council (EMCC), International Association of Coaching (IAC); Analista Comportamental em ferramentas de Assessment  e DISC. Possui experiência na área de gestão empresarial e de pessoas, tendo realizado trabalhos de consultoria, treinamento e coaching para diversas instituições públicas e privadas. É professor de MBAs e pesquisador nos temas de Gestão. Tendo experiência profissional em diversas áreas do Marketing, desenvolveu a vertente profissional na área de treinamento e capacitação corporativa atuando em projetos de educação executiva integrando o capital humano individual ao capital social de instituições públicas e privadas.