A palavra multiplicar nos convida a pensar em vários sinônimos, dentre eles, dois que gosto muito: diversificar e ampliar.
A palavra diversificar nos predispõe a ouvir e perceber a diversidade humana com diferentes sonhos, medos, motivações e propósitos. Também a entender processos e estratégias que levam essas mesmas pessoas a descobrirem suas vocações e buscarem, com um tanto de esforço, crença e sabedoria, um caminho a seguir.
Como professora, me esforço, a cada encontro, para oferecer o que tenho de melhor e multiplico, com generosidade e amor, o que me foi deixado como legado por aqueles que tive a honra de encontrar ao longo da minha jornada. E, assim, diversifico, em cores e formas, a minha colcha de retalhos, aprendendo e ensinando que o conhecimento é complementar.
Ampliar é o outro sinônimo que gosto bastante e percebo nele ganhos imensuráveis, seja para nossa visão como educadores, seja para o nosso conhecimento ou nossa crença no coletivo. Ampliando o nosso olhar, melhoramos o mundo, exercitamos a empatia, o empoderamento e a confiança.
Quero crer nesse conhecimento inacabado que provoca em nós, educadores, a inquietação na busca pela melhor estratégia de aprendizagem, melhores práticas, novas metodologias, sem jamais deixar de nos questionar.
O curso “Formação de Multiplicadores Andragógicos” trás um tanto dessas reflexões, ampliando a consciência dos aprendizes, desenvolvendo a inteligência emocional e vinculando aprendizagem e prática.
Quando multiplicamos, diversificamos e ampliamos o que fazemos e amamos.