Nossa equipe

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Flávio Coelho

É Mestre em Psicologia pela Universidade Católica de Brasília; Comunicador Social, especialista em Comunicação de Massa e em Dinâmica de Grupos; e Executive Coach pela Sociedade Latino Americana de Coaching (SLAC) – associada à Association for Coaching (AC); com certificações internacionais do European Mentoring & Coaching Council (EMCC), International Association of Coaching (IAC); Analista em ferramentas de Assess (modelos de competências – ATOOLS) e DISC (comportamentos – HRTOOLS).

Possui experiência na área de gestão empresarial e de pessoas, tendo realizado trabalhos de consultoria, treinamento e coaching de profissionais para diversas instituições; dentre elas: Universidade Católica de Brasília, UniCeub

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Carla Nogueira

Psicologia, Pós-Graduada em RH e Marketing pela PUC RJ. Formação em Coaching pelo Instituto Ecosocial em SP. Membro fundadora do Capítulo ICF RJ. Certificação em Coaching – ACC ACTP pela ICF Internacional. Formação metodologia PPC (Personal e Professional Coaching) da Sociedade Brasileira de Coaching. Analista em teoria DISC e Motivadores pela TTI Success Insight Brasil e analista em teoria MBTI e BIRKMAN pela Fellipelli (Ferramentas de Assessment). 30 anos de atuação no segmento financeiro e de serviço em empresas de grande porte. Atua em Projetos de RH, Assessment e consultoria de treinamento com foco de liderança, cultura e clima, com experiência na área de Qualidade, implementando ações e instrumentos de medição internos e externos, utilizando a metodologia do BSC.
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Régia Diniz

Pedagoga. Mestranda em Educação pela Universidad de La Empresa. Especialista em Gestão Estratégica de Recursos Humanos e em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Assessora Workshops de Alinhamento em Gestão – Liderança e Equipes; avaliações e pesquisas de satisfação; elaboração de Planos de Ação para treinamento, desenvolvimento e Clima Organizacional, implantando e acompanhando Indicadores de Resultados. Em projetos de Educação Executiva e em Programas de Desenvolvimento Empresarial, atendeu empresas como: SSPDF, CBMDF, PMDF, CAESB, ESAF, FUNCEF, NORTE ENERGIA e Fundação UNIVERSA. Docente em MBAs e graduações nas áreas pedagógicas e de gestão. Experiência como membro da CPA-Comissão Própria de Avaliação – MEC.

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Márcia Cassis

Psicóloga. Tecnóloga em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Especialista em Coordenação de Grupos e Dinâmica de Grupo (SOBRAP-Brasília). Psicoterapeuta com especialização em Teoria Psicanalítica (UNICEUB) e em Psicodrama (ABPS-Brasília). Professional & Self Coach (IBC). Consultora internacional nas Alfândegas de Moçambique para diagnóstico e desenvolvimento de Programas de capacitação. Consultora e facilitadora atuante em instituições e empresas públicas e privadas nas áreas de Gestão de Pessoas; Gestão por Competência (identificação de competências e elaboração de Perfil de competências); Programas de desenvolvimento de equipes e formação de lideranças; Elaboração de projetos e programas de ambientação e formação para novos servidores; Programas de formação e aperfeiçoamento de instrutores, multiplicadores e acompanhamento das ações de capacitação. Coaching de Executivos, Coaching Profissional, Life Coaching.
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Maria da Penha Oliveira

Psicóloga; Master Of Science em Ciências da Educação pela Universidade Internacional – Portugal; especialista em Dinâmica de Grupo e Didata/Supervisora pela SOBRAP, Personal& Professional Coaching pela SBC, Psicoterapeuta com especialização em Gestalt Terapia. Consultora internacional nas Alfândegas de Moçambique. Consultora e facilitadora atuante em instituições e empresas públicas e privadas nas áreas de Gestão de Pessoas, Gestão por Competência, Coaching de Executivos, Coaching Profissional, Desempenho Organizacional, Planejamento, Mudança Organizacional, elaboração de programas sociais, diagnóstico, programas de desenvolvimento e formação de lideranças, instrutores e consultores, elaboração de projetos e planos de ambientação e formação para novos servidores. Professora de MBA da FGV e d UCB.

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Tatyanna Costa Zanlorenci

Advogada (IESB/DF) e jornalista (Uniceub/DF), pós-graduada em Direito Público (AVM/SP) e em Economia e Ciência Política (Upis/DF). Advogada atuante na área de Direito de Família sendo Vice-Presidente da Comissão de Família, Sucessões e Violência Doméstica da Subseção do Núcleo Bandeirante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF), membra e ex-presidente da Comissão de Assuntos Legislativos do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM/DF – 2017/2019). Colunista da Rádio Justiça do Programa Saber o Direito sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (2018/2020). Palestrante com experiência em Lei Maria da Penha e Alienação Parental. Facilitadora de Media Training. Facilitadora sobre os aspectos jurídicos e contratuais das cooperativas, além da temática do âmbito jurídico que envolve as cooperativas tendo em vista as suas características sui generis. Poliglota (inglês, francês e espanhol) que adora viajar e conhecer novas culturas, direito internacional e pessoas.

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Murilo Castellano

Mestre em Gestão de Empresas (concentração em finanças) pelo ISCTE, Lisboa; Mestre em Engenharia de Sistemas e Computação pela UFRJ/COPPE; MBA Risco, pela FIPECAFI/USP; Engenheiro Civil, pela UFJF. Tendo experiências na Superintendência do Banco Cooperativo no Brasil como responsável pelo gerenciamento dos riscos financeiros; Diretor de Controles Internos no Banco do Brasil, liderando cerca de 600 pessoas. Experiências docentes na FGV-DF, na Fundação Universa, UNOESC e no UniCeub.

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Fernanda Marques

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Facilitadora Certificada no método LEGO® SERIOUS PLAY® pela Strategic Play® Global – Canadá. Designer Thinker – ECHOS – São Paulo. Mestre em Psicologia – PUC São Paulo. Pós-graduada em Engenharia da Qualidade pela Escola Politécnica de Engenharia – POLI – Universidade de São Paulo – USP. Graduada em Psicologia Clínica e Organizacional – UNIP – São Paulo. Especialista em Gerenciamento de Projetos – IBMEC – Rio de Janeiro. Educadora da área de Gestão do Banco do Brasil nos cursos: Recrutamento e Seleção, Orientação Profissional, Excelência Profissional e Gestão por Competências. Coordenadora e Professora dos cursos de Gestão da Fundação UNIVERSA. Professora – nas disciplinas de Análise e Melhoria de Processos, Gerenciamento de Projetos, Elaboração de Planos de Capacitação e Gestão de Competências na ENAP – Escola Nacional de Administração Pública. Professora – pós-graduação da UPIS – MBA em: Gestão de Pessoas, Agronegócios, Planejamento Tributário, Comércio Exterior, Gestão de Marketing e Gestão de Projetos, nos módulos de Liderança e Criatividade, Sistemas de Captação e Seleção de Talentos, Métodos e Técnicas de Pesquisa, Gestão de Times em Projetos e Gestão de Equipes. Consultora para implementação da Gestão por Competências do Ministério da Saúde, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, Ministério de Minas e Energia, IBAMA, FIOCRUZ e CASSI. Autora do “Guia Prático de Referência para Mapeamento e Avaliação de Competências para a Administração Pública”. Perito Sênior pela CESO-CI / FIIAPP – Fundación Internacional para Iberoamerica de Administracion y Políticas Públicas – para Diálogos Setoriais União Européia – Brasil. Integrante da equipe que obteve o Case Premiado pela ABRH – 2006 – “Integrando o BSC a Gestão de Desempenho por Competências e a Avaliação 360 graus”.

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Eduardo Rodrigues

Apaixonado por desenvolvimento humano e com credenciais de empreendedorismo, Eduardo desenvolve líderes e suas equipes dando treinamentos e palestras na Europa, Estados Unidos e América Latina pela CA International. É responsável por fundar, gerir e conduzir o processo de crescimento de duas organizações, possuindo assim ampla experiência no desenvolvimento comportamental de líderes, equipes, processos e metodologia. Criador da abordagem CRESCER para uma vida mais plena, sua formação envolve neurociência aplicada à linguagem, ao processo educativo e técnicas de coaching para melhor desenvolvimento.
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Corina

Apaixonada por desenvolvimento humano, comunicação e inovação, tem 30 anos de experiência de trabalho com grupos em empresas de diversos setores. Atua como formadora de educadores e professora de nível superior nas áreas de cultura organizacional e de gestão de pessoas. 

Como facilitadora, utiliza um amplo espectro de técnicas participativas e dialógicas, tais como Estruturas Libertadoras, World Café, Open Space, Lego® Serious Play® e outras, para melhorar a comunicação, facilitar o pensamento e a resolução de problemas. Tem ampla experiência em planejar e conduzir eventos com foco em aprendizagem e planejamento

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Gerson Bonani

Graduação em Administração Pública (1977). Pós-graduação em Administração pela UnB (1985). Formação em Criatividade pela Creative Education Foundation, em Búfalo, EUA (1990/1992), à qual foi filiado. Ao longo de trinta e oito anos de atividade profissional, no Banco Central e fora dele, participou de dezenas de cursos, seminários e congressos, no País e no exterior, com focos de interesse em recursos humanos, notadamente na formação gerencial, treinamento, produção de recursos instrucionais e, desde 1985, vem estudando os campos da criatividade e da comunicação humana nas organizações. Uma outra parte de sua formação foi dedicada à comunicação institucional e à atuação como instrutor e consultor. Durante os últimos sete anos, ministrou cursos para centenas de alunos nas áreas de Oratória, Comunicação Persuasiva e Formação de Multiplicadores e Instrutores.

Antônio Piratelli

É Engenheiro de Produção Mecânica e Doutor pela Universidade de São Paulo, USP São Carlos; Especialista em Metrologia, métodos estatísticos e análise de dados. Professor da Universidade de Brasília (UnB) desde 1994, onde ministra aulas de Metrologia na graduação e Métodos Estatísticos e Engenharia da Confiabilidade na pós-graduação. 

Possui experiência na área de análise de dados e metrologia, tendo publicado livro e vários trabalhos em Congressos e Periódicos nacionais e internacionais.

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Ieda Rizzo

Psicóloga, historiadora e arqueóloga, formada pela UnB e UniCeub, atua desde 2008 com temas relacionados a Psicologia Analítica e Humanista.
Possui experiência em licenciamento ambiental em terras indígenas, tendo atuado por 28 anos como gestora governamental no Ministério do Planejamento e Transportes. Atuou em planejamento estratégico, com formação na CEPAL com o Prof. Carlos Mattos, tendo sido responsável pela implementação da Agenda 21 brasileira, com capacitação pelos governos sueco e japonês. Foi conselheira no CONAMA – Conselho Nacional do Meio Ambiente e presidiu a Câmara Técnica de Transportes, além de ter sido responsável pela criação da Comissão Permanente de Meio Ambiente do Ministérios dos Transportes , responsável pelo licenciamento ambiental de obras estratégicas como BR 174 – BR 319 e Hidrovias e Rodoanel. Representou o Brasil em vários fóruns internacionais e reuniões preparatórias junto às Nações Unidas.

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Oto Morato

Estrutura e organiza programas de educação desde 2000, sempre com as melhores escolas de negócios do mundo, como a Cornell, Wharton, Stanford, Duke, INSEAD, McGill, Steinbeis, POLI Design, entre outras. Seu trabalho inclui a concepção, desenvolvimento, planejamento, coordenação e execução de programas e treinamentos para clientes nacionais e internacionais, servindo de ligação entre empresas e escolas de negócios, professores e alunos, a fim de garantir o resultado e os impactos esperados. Desde janeiro de 2014 atua como Diretor Regional de Educação Executiva da Universidade de Cornell e, em junho de 2020, assumiu, também, a liderança – CEO – da Igesia Academy no Brasil. Certificado pela The Wharton School em Desenvolvimento Profissional. Seus estudos incluem cursos na Cornell, Stanford, Berkeley, Duke, INSEAD – França e Cingapura, LSE – Inglaterra, McGill – Canadá, Steinbeis – Alemanha, POLI Design – Itália. Gerente Executivo de Desenvolvimento Empresarial do IEL Nacional, uma das entidades da Confederação Nacional da Indústria – CNI; direção do PMO – Project Management Office da Fundação Universa; além de palestrante e professor na Universidade de Brasília, Universidade Católica, IBMEC, Steinbeis (Alemanha) e Universidade de Cornell. Possui MBA pela University of Central Oklahoma; pós-graduação em Contabilidade pela Fundação Getúlio Vargas, e graduação em Administração de Empresas pela Universidade de Brasília. Concluiu, também, o Programa de Liderança da Fundação Dom Cabral e o APG Sênior pela Amana-Key

Ricardo Freitas da Silva

É parceiro da Boas Práticas desde 2018; mestrando em Gestão Pública pela Universidade de Brasília; Instrutor do curso “Relações Interpessoais e Feedback” na Escola Nacional de Administração Pública; Graduado em Geografia e Direito, com experiência na área de Gestão de Pessoas há 10 anos. Coach certificado pelo Instituto Brasileiro de Coaching – IBC e pelo Instituto Holos de Coaching e Mentoring; membro da International Coaching Federation – ICF; Certificates of Achievement Advanced Dale Carnegie Course; Habilidades para Sucesso em Equipe;  Apresentações de Alto Impacto, Treinamento em Competências Interpessoais e Liderança para Gestores e na metodologia de Gestão do Tempo e Produtividade “GDT”, desenvolvida por David Allen; Certificado Instrutor Dale Carnegie do Treinamento de Competências Interpessoais; Analista Comportamental método DISC, APG Amana-Key, dentre outras formações.

Atestados de Capacidade Técnica

Há mais de uma década de atuação, nossos profissionais associados levaram boas práticas para diversas instituições públicas e privadas; desenvolveram conhecimentos coletivamente; e estimularam iniciativas e atitudes proativas para que cada participante se percebesse como agente de transformação da sociedade brasileira.