No momento atual, profissionais de qualquer carreira passaram a ter mais uma atribuição em suas rotinas de trabalho: fazer apresentações. E isso está valendo até mesmo para quem não atua em áreas em que falar em público costuma ser mais comum, como publicidade, vendas ou recursos humanos. A competência de fazer boas apresentações passou a ser um requisito de seleção de executivos ou critério de desempate para promoções.
Uma pesquisa efetuada pela Data Popular com quinhentos executivos constatou que as apresentações fazem parte da rotina de quase 100% dos respondentes. Mas a pesquisa revelou ainda que 73% dos entrevistados não se sentem seguros ao fazerem apresentações.
Em outras palavras, ninguém escapa: falar em público e fazer boas apresentações são habilidades que precisam ser desenvolvidas. Ao contrário do que se diz no senso comum, competência comunicativa não é dom de poucos predestinados. Todas as pessoas possuem um estilo peculiar que pode ser explorado para fazer apresentações com êxito. Você já reparou que falar bem em público é uma qualificação profissional indispensável para o século XXI? É o modo mais eficaz de mostrar a pessoa que você é, quais são os seus pontos interessantes, como sua personalidade e motivações estão relacionadas com o que você faz.
Falar em público é tão importante que a competência comunicativa deveria ser ensinada em todas as escolas, como acontece há décadas em outros países. Na verdade, antes da era dos livros, ela era considerada parte essencial da educação, embora com um nome que hoje parece antiquado: Oratória. Em plena era da conectividade, deveríamos ressuscitar essa nobre arte e torná-la uma das bases da educação: leitura, escrita, matemática e Oratória. Oratória significa simplesmente a arte de falar em público de forma estruturada e deliberada, com a intenção de informar, educar, persuadir, ou entreter a audiência.
Mas é preciso adequar a Oratória para a era o momento atual. A Oratória refere-se ao conjunto de regras e técnicas adequadas para produzir e apresentar um discurso e apurar as qualidades pessoais do orador. O fato é que a Oratória evoluiu. Precisamos agregar contribuições úteis para uma nova competência comunicativa, em tempos virtuais e de interatividade. As mais recentes contribuições à Oratória são, ao lado do advento do PowerPoint e do Key Note, as técnicas de Storytelling , o formato TED Talks, e as apresentações Pitch.
O Storytelling resgatou a forma milenar de comunicação humana, desde os primórdios. Realiza-se o discurso por intermédio de contar estórias (ou histórias) relevantes em uma estrutura narrativa a que estamos muito acostumados hoje em dia, presentes em histórias em quadrinhos, ficção literária, videogames, publicidade e séries de TV. Mescla conceitos dos arquétipos de Jung, das forças inconscientes de Freud e dos ritos de passagem de Arnold Van. O “storyteller” alinha seu discurso a recursos audiovisuais impactantes, simples e poderosos. A grande força do storytelling vem do seu efeito inspirador, que permite às pessoas interpretarem a estória a partir das suas próprias experiências e criarem significado.
Não é difícil. Todos nós sabemos contar histórias. Você certamente conta histórias conhecidas para os filhos e sobrinhos, e inventa outras. Você, em seu cotidiano, conta um caso, relata o que ocorreu no caminho para o trabalho, descreve um encontro com um velho amigo, uma viagem realizada, conta uma anedota, diz para seu cônjuge como foi o seu dia. Repare, contar histórias já faz parte de seu repertório, naturalmente. Aliás, faz parte da transmissão oral do homem desde seus primórdios. O Storytelling apenas ajuda você a fazer o que já sabe, só que de maneira estruturada.
TED, acrônimo de Technology, Entertainment, Design; em português: Tecnologia, Entretenimento, Design, é uma série de conferências realizadas em todo o mundo, destinadas à disseminação de ideias. Suas palestras são limitadas a dezoito minutos, e os vídeos são amplamente divulgados na internet. Os talks (falas), são cuidadosamente organizados em um roteiro, sempre estruturados em um tom intimista e ensaiados à exaustão.
No formato TED a razão se mostra mais eficaz quando acompanhada de emoção: bombas inesperadas de surpresa, enredos de detetive, recursos audiovisuais e outros mecanismos que propiciem plausibilidade. O formato TED faz questão de preservar o estilo próprio do apresentador. Procura achar o ponto ideal para ele começar a contar a história e criar uma sequência narrativa natural e emocionante.
Chris Anderson, em seu livro TED Talks – O Guia Oficial do TED Para Falar em Público, menciona casos reais incríveis de pessoas comuns que fizeram palestras TED fantásticas, os quais incentivam você e todos nós a crer que somos capazes de dar uma palestra impactante. “Seu objetivo não é ser um Winston Churchill ou um Nelson Mandela. É ser você. Se você é cientista, seja cientista; não tente ser um militante. Se for artista, seja artista; não tente ser um acadêmico. Se for um sujeito comum, não queira simular um impressionante estilo intelectual; seja esse sujeito comum. Você não tem obrigação de fazer uma multidão se pôr de pé com uma Oratória notável. Um tom de conversa pode funcionar muito bem. Na verdade, para a maioria das plateias, é bem melhor assim. Se você sabe conversar com um grupo de amigos durante o jantar, também sabe falar em público”.
Pitch é uma apresentação rápida de um produto ou um negócio, com o propósito de persuadir investidores, clientes, sócios ou parceiros. Ë a forma corriqueira de apresentar, no universo das startups. Contudo, um pitch pode ser usado por qualquer um, para qualquer empresa que precise convencer algum público a acreditar no seu negócio. Em termos simples, o empreendedor precisa dizer, em poucas palavras, e em tempo muito curso (30 segundos a poucos minutos) o que é o seu projeto, em qual mercado vai atuar, qual solução oferece e o que está buscando no momento.
Mas nada de susto. Falar bem, com naturalidade e desenvoltura, é algo que pode ser aprendido, com facilidade. Recomendo fortemente a você, – pressionado pela atualidade a fazer apresentações orais simples e convincentes – participar de um curso presencial atualizado e sustentado na Psicologia Positiva, trabalhando os pontos fortes do aluno. É importante que um curso assim não imponha ao participante o uso de um estilo que não seja o seu. Que incorpore os conceitos mais recentes de Oratória: o StoryTelling , TED Talks e Pitch. Tenho visto cursos a distância sobre Oratória que, sinceramente, não vejo como possam produzir resultado algum. Oratória é aprendida na prática, ao vivo, em grupo, em sala de aula. Um curso presencial desta natureza não pode prescindir de um programa que contenha os pontos descritos a seguir.
- Construção da competência comunicativa
- Como lidar com o medo
- Como lidar e empregar a emoção na narrativa
- Por onde começar (construção da ideia)
- Preparação do roteiro
- Técnicas de apresentar
- Respiração
- Voz e presença
- Vocabulário
- Persuasão
- Apresentações em situações especiais
- Storytelling , Pitch e TED Talk
- Gestos e Postura
- O cenário
- Figurino e aparência pessoal
- Recursos audiovisuais e multimídia
- Gravações em vídeo das apresentações
- Avaliação de estilo pessoal e seus pontos fortes
É importante que todas as apresentações sejam gravadas em vídeo, o que permite que o participante não só veja sua evolução, como possa identificar seus pontos fortes de apresentador. Há necessidade ainda de que o curso contenha dicas muito práticas sobre como falar com naturalidade e improviso, conseguir o envolvimento dos participantes, organizar melhor as ideias ao falar, usar a seu favor o tom, a dicção e a impostação de voz, proporcionando ao aluno aplicar a Oratória para se comunicar melhor com o público, realizar reuniões, diálogos, apresentações, palestras, aulas e atendimento a clientes. O aprendizado precisa acontecer em um clima de abertura e camaradagem, com a preocupação de não expor o participante ao estresse.
Liderança e Comunicação no Cenário Digital
Sua competência para se comunicar afeta cada uma das interações que você tem com as pessoas. Desde realizar uma negociação em seu trabalho até resolver um conflito conjugal, boa capacidade de comunicação pode melhorar muito a sua vida, enquanto habilidades de comunicação fracas podem tornar suas interações cotidianas frustrantes e tensas.
No mundo corporativo, a comunicação organizacional mudou de figura diante das possibilidades da era digital. O impacto da tecnologia nos processos de comunicação das pessoas, dos líderes e dos veículos não está limitado somente a aspectos midiáticos. O entendimento das interações comunicacionais, em face da mudança dos meios, está a exigir de você que avalie possíveis revisões nas estratégias que utiliza para se comunicar bem. O ambiente organizacional, hoje sustentado em boa parte na tecnologia da informação, apresenta-nos novos desafios. Em outras palavras, a era do Whatsapp e do Youtube e tantas outras aplicações digitais mudaram tudo profundamente. Mas nem tanto: pode acreditar, ainda há velhos hábitos que continuam atrapalhando.
Liderança se estabelece pela influência, com ou sem poder formal, e influência ocorre pela comunicação. Falada e escrita. A comunicação nos tempos atuais engloba múltiplas formas se fazer entender, de persuadir, de influenciar. Não há uma maneira infalível, mas saber como falar com uma ampla variedade de pessoas, porém de maneira segmentada e específica a cada público, pode melhorar significativamente suas interações sociais e sucesso profissional. Não há como evitar.
Felizmente, a comunicação é uma habilidade, e compreender seu estilo pessoal de discurso, adaptar suas competências de falar e escrever, planejar suas aparições nas redes sociais e utilizar com sabedoria os aplicativos de uso cotidiano podem ajudá-lo a reforçar seus pontos fortes e diminuir seus pontos fracos. Em síntese, comunicar-se mais efetivamente, em uma nova realidade de comunicação, o que, paradoxalmente, inclui abordagens clássicas.
Falar bem em público está ao seu alcance. O poder da palavra está mais presente do que nunca, seja no mundo real ou no virtual. Você pode até não ser o chefão, nem o bam-bam-bam especialista, mas uma boa apresentação sem dúvida pode abrir portas e transformar para sempre sua carreira.
Apresentações de Impacto, Gérson Bonani